Ciúme entre irmãos

A maioria dos pais pergunta: “Qual a melhor forma de agir para evitar o ciúme entre os irmãos?”

Eu digo sempre que evitar é impossível, mas podemos minimizar e manter sob controle esse sentimento através de algumas condutas: Seu filho precisa ter a certeza que pode procurar os pais para desabafar, reclamar, e buscar a compreensão dos seus sentimentos, sem ter o risco de perder o seu amor. Esclareça ao seu filho que é normal sentir emoções negativas (raiva, inveja, agressividade, etc), mas é errado transformar esse sentimento em comportamentos ou em palavras prejudiciais aos outros. Portanto, quando um dos filhos diz : “ -Odeio minha irmã!”, não adianta tentar reprimir esse comentário dizendo que “isso é muito feio”, que “irmão deve sempre gostar do outro irmão”. Todos temos variações de humor e sentimentos. Isso é normal e ninguém é mau por isso. O importante é ressaltar que: “sentir é aceitável, porém descarregar de maneira prejudicial não é permitido”.

Demonstre como pode manifestar seus sentimentos negativos sem usar a força física ou palavras ofensivas. –Você está! com muita raiva, pode ir para seu quarto se acalmar. Se quiser, escreva o que está sentindo e depois rasgue, fale sozinho com seu travesseiro, bata no travesseiro, ouça música, etc.

Nunca compare um filho a outro. Essa atitude desenvolve um sentimento de competição pelo amor dos pais que gera conflitos e distancia os irmãos.