Xixi na cama

Existe um período, até dos 5 anos, que ainda é considerado normal a enurese. Fisiologicamente a maturação do organismo varia de criança para criança. Portanto antes dos 5 anos não fique tão preocupada com a enurese.

Após esse período é importante fazer uma avaliação médica para descartar qualquer possibilidade de problemas de saúde. Na maioria das vezes o problema é apenas psicológico, em decorrência de sentimentos de ansiedade, medo de represálias dos pais, brigas entre os pais, ciúme de um irmão, medo das provas escolares, etc.

O importante é não punir a criança, e não ridicularizá-la. Ao constatar que a criança fez xixi na cama, limite-se a pedir que ela retire os lençóis e leve-os até a lavanderia. Peça que tome um banho e diga que hoje ela não conseguiu se controlar, mas você tem certeza que logo conseguirá. Não com! ente mais o assunto.

Procure saber se algo a está perturbando, e acalme-a com muito carinho e tolerância. Não esqueça que ela não age assim por vontade própria, mas por motivos que ela ainda não consegue administrar. Dê apoio e verá os resultados.